MATÉRIAS RELACIONADAS




Professora de FW recebe Troféu Mulher Cidadã na AL-RS

Nara com as filhas Natália e Mariana e a deputada Zilá Breitenbach

Nara com as filhas Natália e Mariana e a deputada Zilá Breitenbach

PUBLICADO EM 09/03/2018

A professora Nara Bigolin foi uma das homenageadas no Troféu Mulher Cidadã, entregue em cerimônia que aconteceu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na noite de 07 de março. A docente do curso de Sistemas de Informação, da UFSM, foi reconhecida na categoria Educação.

“Fui indicada pelo projeto Meninas Olímpicas, que é uma iniciativa que nasceu para incentivar a participação de meninas nas olimpíadas científicas. Nós observamos que o número de meninas que participam dessas competições é de cerca de 10% e a nossa primeira pergunta por ‘porque?’, e aí descobrimos que isso é meramente cultural e que pode ser mudado”, comenta a professora.

Anualmente, mulheres que prestam serviço de destaque à sociedade gaúcha são premiadas em sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher e, neste ano, uma das homenageadas foi a co-fundadora do Projeto Meninas Olímpicas, que surgiu em 2016 com o objetivo incentivar o protagonismo feminino em competições científicas.

“Hoje apenas dos dirigentes de grandes empresas são mulheres, apenas 10% de nossos políticos são mulheres, e o problema está no ensino básico. Nós acreditamos que se a menina foi treinada e incentivada desde cedo, esse cenário pode ser bem diferente no futuro”, comenta.

De acordo com Nara, que é mãe de duas meninas olímpicas, Natália e Mariana, a homenagem prestada pela AL-RS serve para fomentar o debate sobre a participação e contribuição da mulher para o progresso da ciência e ajudar com que mais meninas desejem e alcancem seus objetivos. 



GALERIA