MATÉRIAS RELACIONADAS




A cura pela mudança de hábitos Vejo pessoas obesas relatando

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

PUBLICADO EM 10/07/2019

Vejo pessoas obesas relatando diferentes dores e outros problemas de saúde e penso que poderiam ter uma vida melhor se mudassem os hábitos alimentares e exercícios. Ouço pessoas relatando dificuldades financeiras pessoais, com consequências para suas famílias, desesperançosas sobre o futuro e, ao conhecê-las melhor, me parece que teriam menos dificuldades se tivessem outros hábitos de consumo, mais cuidados com o patrimônio, atitudes mais firmes e mais disciplina com suas economias. Ouço estudantes relatando dificuldades de desempenho em determinadas disciplinas, e avalio que poderiam ter resultados diferentes se tivessem hábitos de estudos mais frequentes, abrissem mão de algumas atividades de lazer durante o período mais importante de estudos. Percebo empresários com diversas dificuldades em seus negócios e penso que se estivessem dispostos a mudar alguns hábitos pessoais, profissionais, práticas de sua família e equipe, mudariam de forma positiva o próprio negócio e os resultados seriam melhores.

  É irracional esperar ou querer resultados diferentes para a sua vida e seus negócios, incluindo finanças, saúde, profissão e relacionamentos, fazendo sempre a mesma coisa e do mesmo jeito. A excelência vem da repetição, dizia Aristóteles. Todavia, para aquelas coisas que não estamos satisfeitos, é preciso parar de repetir, mudar de hábitos, tentar coisas novas, para então obtermos resultados e consequências diferentes. Reflita: o que você está fazendo agora para ter resultados diferentes naqueles pontos que não gosta na sua vida?

  Avalie frequentemente seus hábitos, pois eles determinam sua vida. Você logo verá que somos patologicamente comandados por nossos hábitos. Repare nesta gente toda que é convidada a fazer relatos, dar palestras e é ouvido em matérias jornalisticas a respeito de como mudaram suas vidas. Repare que há um aspecto semelhante em todos os casos, ou seja, conseguiram alcançar seus objetivos e foram muito além do que imaginavam inicialmente, por terem mudado padrões, hábitos, costumes nas suas vidas, no seu comportamento.

O potencial transformador do hábito é muito poderoso e por isso pergunto: Você consegue perceber quais hábitos estão criando problemas em sua vida? Quais hábitos estão impedindo que você alcance todo o seu potencial? Quais pontos positivos você gostaria de transformar em hábitos na sua vida pessoal? E quais deles seriam prioridade para a sua carreira profissional? O que está faltando para a mudança de hábitos que pode melhorar sua vida e sua carreira para alcançar seus sonhos e objetivos?

É preciso uma maior reflexão tirando um tempo todo o dia para analisar o porquê fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Formação e transformação de hábitos são ferramentas de construção e desenvolvimento pessoal ao alcance de cada um de nós, independente do nível de escolaridade, renda ou status.

Como é que algumas pessoas conseguem mudar rapidamente sua vida, sua empresa, enquanto outras sucumbem diante das próprias dificuldades? A resposta está no quanto cada pessoa está disposta a mudar seus hábitos para colher melhores resultados. A chave para se exercitar regularmente, ter uma vida mais saudável, perder peso, educar bem os filhos, ser uma pessoa mais produtiva, mais bem relacionada, criar negócios revolucionários, ter sucesso, dentre outros desejos, é entender como os hábitos funcionam. Transformar hábitos pode gerar toda a satisfação que você espera da vida e é a diferença entre o fracasso e o sucesso nos seus objetivos de longo prazo.

Observe seus hábitos! Procure analisar criticamente cada um deles, do ponto de vista de como eles estão contribuindo ou até atrapalhando o que você deseja da vida. Incorpore novos hábitos positivos e terá uma vida melhor!

Um abraço e até a próxima!