MATÉRIAS RELACIONADAS




A arte de ensinar e aprender: Programa A União Faz a Vida completa 20 anos na Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG

Fotos: Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG

Fotos: Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG

PUBLICADO EM 19/07/2019

Como despertar o conhecimento de uma criança ou jovem para a vida? De que forma é possível ensinar valores e atitudes que visem a transformação social? Pois justamente pensando em tudo isso é que, há 20 anos, Rodeio Bonito/RS foi o município pioneiro da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG na implantação do Programa A União Faz a Vida (PUFV).

Desde então, outros municípios da região foram inseridos, buscando construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania com a prática da educação cooperativa. Para entender esse contexto, é possível olhar os números nos 12 municípios onde está inserido o Programa, que contabilizam mais de 70 escolas envolvidas, 7.500 alunos (entre educação infantil, séries iniciais, séries finais e ensino médio), 700 educadores, 500 funcionários e mais de R$ 410 mil investidos anualmente.

Transformar a realidade por meio da educação

A atual Secretária de Educação de Rodeio Bonito, Elena Granella Presotto, participou da implantação do programa A União Faz a Vida. “Desde 1999 quando aderimos ao programa, nunca fiquei distante dos projetos que foram desenvolvidos. Lembro que foi revolucionário, os alunos ficaram encantados,” contou.

A coordenadora do Programa no município e professora municipal, Glaizete Casani, destaca que um dos grandes méritos do PUFV, é unir o magistério estadual e municipal com formações conjuntas. “A partir das mesmas formações, mesmos objetivos, lutamos por uma igualdade de transformação, que busca a construção e desenvolvimento dos projetos e, assim, cada vez mais temos professores e alunos comprometidos”, explicou Casani.

Para as professoras Elena e Glaizete, o pensar na educação é o caminho para a humanização. “São 20 anos de Programa, 20 anos atuando diretamente com os nossos alunos. E o mais importante, o quanto a Sicredi se preocupa em disseminar o ser cooperativo. O nosso muito obrigada a essa cooperativa, por oportunizar nossos alunos, é nítido o quanto eles evoluem com o Programa,” finalizam. 



GALERIA